V Simpósio Internacional de Psicopedagogos
A Psicopedagogia e o Desenvolvimento Afetivo, Cognitivo e Social
A Associação Brasileira de Psicopedagogia, em 2018, vai realizar o XI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia juntamente com o V Simpósio Internacional de Psicopedagogos. Pretende-se que os associados, os psicopedagogos sejam estudantes, graduados, pós-graduados, pesquisadores, professores, profissionais da área brasileiros ou estrangeiros, se façam presentes.
Essa é a melhor oportunidade para a qualificação profissional, a atualização do conhecimento, o encontro com profissionais da área, a troca de experiências, por meio de diálogos interdisciplinares.
A escolha do tema se deu a partir dos fatores afetivos, cognitivos e sociais na perspectiva da psicopedagogia relacionado ao desenvolvimento humano, buscando ressonância na conceituação expressa no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, subscrito: “o desenvolvimento humano situa as pessoas na realização do seu potencial, promovendo o aumento de suas possibilidades e o desfrute da liberdade de viver a vida que elas desejam.
A partir daí abordamos o objeto de estudo da Psicopedagogia: o processo de aprendizagem humana, inter-relacionada ao desenvolvimento em seus fatores afetivo, cognitivo e social.
O desenvolvimento afetivo, cognitivo e social acontece gradualmente por meio da contínua e progressiva interação com o meio, a cultura e a sociedade tornando-se palco das transformações na vida do ser humano.
O desenvolvimento afetivo não se restringe somente as emoções e sentimentos, visa equilíbrio entre um vínculo afetivo particular e a consciência de uma necessidade de relacionar-se consigo mesmo e com o outro. O desenvolvimento social contempla o homem como um ser essencialmente social, no contexto há que se considerar situações de paz, igualdade de oportunidades, capacidade de relacionar-se com seus semelhantes de forma equilibrada. O desenvolvimento cognitivo caracteriza a compreensão das ideias no campo da evolução humana, é a forma de aquisição de conhecimento preservando sua identidade. Estão interligados e é nessa inter-relação que produzem a aprendizagem.
Há teóricos afirmando que as contribuições sobre desenvolvimento com sua extensão teórica trazem implicações para as áreas da neurologia, psiquiatria, psicologia, educação, linguagem, dentre outros. Precisam ser consideradas e dialogadas entre si.
Nesse sentido a programação científica prevista contempla: campos de atuação, pesquisa, formação e profissionalização; políticas públicas, diversidade e inclusão; saúde mental e neurociências; avaliação e intervenção; família e escola tendo os eixos norteadores centrados à partir da Psicopedagogia.
O XI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e o V Simpósio Internacional de Psicopedagogos acontecerão de 05 a 07/julho de 2018, na Unip – Paraíso, em São Paulo/SP.
As Comissões Científica e Organizadora compostas pelos membros do Conselho Nacional da ABPp estão dedicados na apresentação de temas atualizados e de conferencistas nacionais e internacionais de renome e competência na área para realçar o rigor deste evento.
Convidamos aqueles que se dedicam à pesquisa para inscreverem seus trabalhos e contribuírem com a divulgação do conhecimento científico em Psicopedagogia.
Finalizando, comprometemo-nos a fazer deste evento um momento marcante para a Psicopedagogia e para cada um de nós que lá estiver.
Participem!
Esperamos você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário