Uma Pátria Educadora se faz com educadores de verdade.
É consenso nacional a prioridade máxima que deve ser
atribuída à educação pública básica. Assim, cumpre a todos nós,
especialmente aos gestores educacionais, organizar a agenda e
estabelecer estratégias e cronogramas de ações conjuntas para vencermos
este desafio.
A partir deste horizonte de desafios que UNDIME, CONSED, MEC e
parceiros, articulados, estabeleceram a Iniciava Educadores do Brasil –
uma ação com foco na meta 17 do PNE - valorização dos profissionais do
magistério das redes públicas de educação básica - e também na
redefinição do papel do diretor a patirr da disseminação de boas práticas
de gestão entre todas as escolas do Brasil. Essa iniciava também
alinha-se ao conceito de Pátria Educadora, que propõe o avanço na
qualificação do ensino a partir de uma organização da cooperação federava
em educação.
Uma das mais importantes diretrizes das políticas públicas
educacionais no Brasil é a elaboração e execução mediante a colaboração
dos entes federados. A organização federava da educação brasileira e a
divisão de responsabilidades entre as diferentes instâncias exigem
efetiva articulação e reunião de esforços com o objetivo de alcançar
padrões de qualidade que atendam, com equidade, a todas as crianças,
jovens e adultos como cidadãos, sujeitos de direitos.
Com base nesses princípios está definida a legislação educacional
no País. Seu cumprimento depende de ações de diversos tipos, que se
efetivam, entre outras, nas políticas de organização dos sistemas de
ensino; de oferta da educação escolar nos diferentes níveis e
modalidades; de garantia de acesso e permanência ao longo da trajetória
escolar; de financiamento e gestão de recursos financeiros; de alocação de
recursos materiais e provimento de adequada infraestrutura e insumos
didáticos e pedagógicos; e de valorização dos profissionais da educação.
Não é por acaso que, em vinte metas, o Plano reserva cinco metas
voltadas para a carreira, formação e valorização dos profissionais da
educação. São eles obviamente agentes estratégicos na concretização de
uma educação de qualidade. É imperativo, portanto, que as políticas
educacionais a eles destinadas assegurem o devido reconhecimento de sua
relevância.
Essas são as principais razões que fundamentam a decisão do
Ministério da Educação e do Consed de integrar os Prêmios Professores do
Brasil e Gestão Escolar. Essa ação se insere no âmbito da Iniciava
Educadores do Brasil, estabelecida pelo MEC, Consed, Undime e parceiros.
Trata-se de mais uma proposta para promover o avanço na
qualificação do ensino a partir de uma organização da cooperação federava
em educação.
Fonte: http://www.educadoresdobrasil.org.br/
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