quinta-feira, 24 de dezembro de 2015



O final do ano é sempre um momento de avaliação de nossas ações e reflexão dos caminhos que desejamos trilhar no período que logo se iniciará. Também é quando deixamos nossos corações serem tomados pela solidariedade e gratidão.
Que o Natal nos inspire na busca da harmonia e da paz.  Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Professor Emmanuel do Nazareno da Silva Alves

terça-feira, 8 de setembro de 2015


Educar para transformar



A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. A frase é de um dos maiores pensadores da pedagogia do Brasil e do mundo, Paulo Freire, falecido em 1997. Com sua saga para levar o ensino e a consciência crítica aos mais necessitados, ele serve de inspiração para uma geração de professores. Um de seus discípulos é o filósofo, autor de livros como a “A Escola e o Conhecimento” e “Não nascemos prontos”, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo), Mario Sergio Cortella, de quem Freire foi orientador no mestrado.
Assim como Freire, Cortella enxerga na educação muitas saídas para problemas da sociedade. Porém, critica o fato de inúmeras famílias transferirem sua responsabilidade para as instituições escolares. Ele fala ainda da questão escola pública versus particular e como a educação está vinculada à ética, mídia, religião e tecnologia. Leia, a seguir, a entrevista com o filósofo.

Fonte: Mario Sergio Cortella, Sheyla Pereira.
As famílias confundem escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família.

Mario Sergio Cortella

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Convite
A Escola Municipal Joaquim Gomes Sobrinho tem a honra de convidar toda comunidade para se fazer presente a comemoração do dia do Folclore. Na oportunidade, teremos apresentações da Banda Filarmônica de Canguaretama, Fandango, Grupo de capoeira, Coco de roda de Baía Formosa e coco de roda dos alunos da escola. Também teremos uma barraca com a venda de comidas típicas e degustação de chás.
Dia 24 de agosto, a partir das 19h de frente a escola na Rua Francisco de Carvalho nº 270.

Venham Participar
Resultado de imagem para fandango de canguaretamaResultado de imagem para coco de roda de baía formosa






 

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dia do amigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.
Durante o século XXI, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.

Origem


A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce da amizade entre os seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco, Paraguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade.
Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".