terça-feira, 26 de julho de 2011

Acesso ao Mestrado


Projetos do Curso

Projeto (Educação - Inovação)
Projeto (Ciências Empresariais)
Projeto (Educação - Currículo)

Com amparo legal, a DH2 Assessoria Educacional e Treinamento promove Seminários Preparatórios para o Acesso ao Mestrado em Ciências da Educação da Universidade da Madeira (2º ciclo em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica, adequado a Bolonha e registrado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/B-AD-585/2007).

Esses Seminários Preparatórios para o Acesso ao Mestrado em Ciências da Educação constituem um curso livre organizado pela DH2 Assessoria Educacional e Treinamento, em cooperação com a Universidade da Madeira e professores de Universidades Brasileiras, cuja aprovação, nos termos pré-definidos, garante o acesso à matrícula no Mestrado da Universidade da Madeira, para a defesa de Dissertação.

Objetivo: Os Seminários Preparatórios visam conferir aos alunos brasileiros a preparação necessária à realização de trabalho científico independente e uma melhor adequação aos padrões de exigência da Universidade da Madeira. Eles podem ser atribuída equivalência à parte letiva do Mestrado, desde que sejam preenchidas as condições exigidas pela Universidade da Madeira, relativamente aos conteúdos ministrados, ao perfil dos professores, à carga horária, à frequência e ao regime de avaliação.

Público-alvo:
São admitidos à candidatura os titulares de uma graduação com duração mínima de 03 anos letivos (06 semestres), tendo preferência os que exercem funções docentes com graduação em Pedagogia ou habilitados com licenciaturas plenas.

Seleção e Seriação


São critérios de Seleção e seriação dos candidatos:

1. Análise do Curriculum Vitae e Histórico Escolar da Graduação de Curso Superior de duração plena, baseada em:

a) classificação da licenciatura ou classificação profissional;

b) participação em projetos de investigação ou inovação pedagógica;

c) experiência docente;

d) publicações e comunicações;

e) funções desempenhadas na escola.

f) participação em ações de formação;

2. Prova escrita;

3. Caso a Coordenação Científica da Universidade da Madeira entenda ser necessário, a administração do curso poderá realizar, individualmente, uma entrevista. O enfoque serão os dados do Curriculum Vitae, a justificativa da escolha deste Programa de Pós-Graduação e da linha de pesquisa, bem como a disponibilidade de tempo que o candidato terá para dedicar-se ao Programa, após o seu ingresso.

4. Das decisões sobre a Seleção dos candidatos não cabe recurso.

Organização e Regime de funcionamento e frequência

1. Serão realizados 8 Seminários, com a duração de 30 horas cada um, a ter lugar no Brasil, ao longo de 18 meses.

2. Além dos Seminários referidos no número anterior, os candidatos frequentarão um 9º Seminário, com duração de 30 horas, na Universidade da Madeira, durante o qual apresentação do plano de Dissertação.

3. A frequência às aulas é obrigatória, devendo o aluno assegurar um mínimo de 75% de presenças, sem o que não poderá ser aprovado.

4. As faltas dadas por motivo de força maior, ou ao abrigo da lei, serão relevadas mediante comprovativo, entregue na DH2 Assessoria Educacional e Treinamento, no prazo de cinco dias após o regresso às aulas.

5. Dos atos administrativos que envolvam o Setor Acadêmico da UMa (matrículas, certidões, diplomas, etc.) são devidos emolumentos nos termos da lei.
Docência

Os Seminários constantes do plano curricular são lecionados apenas por Doutores.

Coordenador do Mestrado em Inovação Pedagógica:

Prof. Doutor Carlos Nogueira Fino

Plano de Dissertação

1. A Dissertação será orientada pelos professores que ministram as disciplinas de Mestrado ou por outros professores e investigadores doutorados, previamente aceites pela Comissão Científica do DCE da UMa.

2. Os orientadores das dissertações serão obrigatoriamente doutorados em Educação.

3. Poderá ser admitido o regime de co-orientação.

4. Os participantes admitidos terão de apresentar o tema e projeto de Dissertação, o nome e curriculum vitae do orientador e a declaração de aceitação deste, tendo em vista a aprovação do seu plano de dissertação pela Comissão Científica do DCE da UMa.

5. A partir da data da matrícula no Mestrado, o participante terá um prazo de 1 ano para requerer as respectivas provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário